São Paulo: A agenda de Lula para hoje

Clara, ligue pro Freixo!

Imaginei o seguinte diálogo, Lula chega ao instituto, animado, chama a ex-deputada Clara Ant e pede a ela algo incomum às funções dela:

“– Clara, por favor, ligue pro Freixo e depois para o Roberto Amaral e tem mais gente… Tem que ser você, pois o assunto é muito importante.

– Falar o que com eles presidente? Temos que nos concentrar no nosso pessoal…

– Clara, vamos precisar de todo mundo, o momento é de unidade.”

Por quê? Porque é o momento de unidade, de ampliarmos, da autocrítica honesta e humilde, pois o que está em jogo é a verdade. E a verdade é que em treze anos o governo de coalizão capitaneado pelo PT fez-se muita coisa boa, algumas excepcionais, mas cometeu-se erros também.

O PT não promoveu nenhuma reforma estrutural necessária; nem agrária, nem tributária, nem política e, o que é pior, vê alguns seus quadros envolvidos em questões que sempre combateu e o maior líder popular da História do Brasil sendo cassado de forma incompreensível.

Bem, penso que temos de nos manter nas fileiras dos setores progressistas, dos trabalhadores, do micro, pequeno e médio empresário, confiantes e com a certeza de que o Brasil pode e deve seguir avançando nas mudanças iniciadas em 2003.

 Não duvido que haverá turbulência ainda, por isso creio ser fundamental uma reflexão honesta acerca do projeto estratégico e uma autocrítica pública dos movimentos táticos, das ações no governo; mas nesse momento é essencial que se busque uma reconciliação com antigos companheiros do PSB, PSOL, PCdoB, PDT, RAIZ, com a esquerda do PMDB e em figuras da estatura de Bresser Pereira, afinal todos tem muito a dizer, aprender e ensinar. A desqualificação do PT e a artificiosa criminalização de Lula atingem de morte toda a esquerda e setores progressistas.

Daí a importância de Lula reassumir o protagonismo e a orientação política da esquerda e ouvir muita gente boa como o Deputado Estadual Marcelo Freixo, o Deputado Federal Jean Wyllys, Luciana Genro, muita gente do PSOL, eles tem muito a dizer.

Depois Lula deve trazer para a mesa Roberto Amaral do PSB, um dos maiores quadros da esquerda do país, ele tem muito a dizer sobre a conjuntura e sobre os caminhos a seguir.

Esses todos, ao lado de Renato Rabelo e Luciana Santos do PCdoB, de Célio Turino e Luiza Erundina da RAIZ, Ciro Gomes do PDT, Roberto Requião do PMDB e de Bresser Pereira, para citar algumas pessoas que, juntamente com os grandes quadros do PT, deverão caminhar pelo país e conduzir um processo de pacificação política ou de enfrentamento democrático.

CLARA, POR FAVOR, LIGUE LOGO!

 

Foto: «O sorriso da Clara»

 

*Pedro Benedito Maciel Neto, 52, advogado e sócio da MACIEL NETO ADVOCACIA, autor de “Reflexões sobre o estudo do Direito”, ed. Komedi, 2007

 

Clara, ligue pro Freixo!

NOTICIAS ANTICAPITALISTAS