Olentzero preparando a manifestação de 7de janeiro

 

Olentzero chegou em Euskal Herria – Anistia e Regresso dos parentes queridos, Já!

 

 

 

Bairros e terras de Euskal Herria assistiram ao cortejo do Olentzero, a mítica personagem basca, que reivindicou a anistia e o regresso dos refugiados.

De Baiona ao Nerbioi, a sua presença foi seguida de forma massiva pelos cidadãos que, nos mais variados pontos do País Basco, juntaram a reivindicação da anistia e do regresso das pessoas exiladas de suas casas por razões políticas às canções populares bascas e à dantza.

Assim, a grande maioria dos bascos, para além dos tradicionais presentes que é costume pedir ao carvoeiro – que os vai buscar a algum sítio nos montes bascos -, também lhe pediu um presente muito especial: que ninguém falte em sua casa e que os cárceres espanhóis e franceses se esvaziem de compatriotas que lutaram por uma Euskal Herria soberana, independente e socialista.

Quanto a isto, pode-se dizer que foi um prelúdio para a colossal manifestação do próximo dia 7 de Janeiro em Bilbo. Kolosala izango da e colossal será, seguramente.

 

 

Entre outras reivindicações, pede-se:

 


AMNISTIA

– Com todos os seus direitos, as presas e os presos políticos bascos para Euskal Herria!

– As presas e os presos que cumpriram a sua pena, PARA A RUA! Os que cumpriram ¾, PARA A RUA! Derrogação da doutrina que possibilita a aplicação da pena perpétua.

– Os presos e as presas com doenças graves e incuráveis, PARA A RUA!

– Acabar com situações de isolamento e solidão.

 

PRESOS e PRESAS, EXILADAS e EXILADOS POLÍTICOS PARA CASA!

 

 A anistia deve implicar o regresso a casa de todos os presos, perseguidos políticos, exilados políticos, com inteira liberdade. A isto se chegará com a superação do conflito que os levou a estar nessa situação.

 

 

 Fonte: boltxe.info

NOTICIAS ANTICAPITALISTAS