O espetáculo é “Hay Bagunça”.

Grupo de Circo e Teatro de Rua faz apresentação em assentamento do MST no Estado do Paraná, Brasil

Engana-se quem imagina que os assentamentos e acampamentos do MST são espaços apenas de muito trabalho, produção e luta.

Este também é um local de muita vida, convivência e lazer, fundamentais na construção e afirmação da identidade e resgate da cultura popular e camponesa das famílias Sem Terra.

Diante disso, ao longo dos 25 anos de luta, o movimento vem promovendo vários intercâmbios com grupos culturais, para troca de experiências e conhecimentos, que são fundamentais na construção de atividades dos camponeses.

Foi a partir de iniciativas como essas que, no início de setembro, o grupo de Circo e Teatro de Rua “Os Mamatchas”, de Presidente Prudente (SP), esteve no assentamento Milton Santos, em Planaltina do Paraná, região Noroeste do Estado, apresentando o espetáculo “Hay Bagunça”.

Na apresentação de 50 minutos, o grupo utiliza a figura do palhaço para realizar números circenses de malabarismos, acrobacias, solo e mágicas. Imbuído por uma dramaturgia divertida e de caráter burlesco, os personagens constantemente se integram com o público, criando assim uma confusão que caracteriza o espetáculo.

Segundo os integrantes do grupo, a experiência foi muito gratificante, já que o MST luta por causas importantes para a consciência política e tmabém pela oportunidade de estar contribuindo com os trabalhadores, no que sabem fazer de melhor: arte ao alcance de todos.

“Termos escolhido a rua como nosso palco é um exemplo dessa militância artística e esta oportunidade de chegar até os assentamentos é simplesmente fantástica! Apoiamos o movimento e nesse intercâmbio foi possível sentirmos com intensidade a responsabilidade e seriedade dos trabalhadores para com a legitimidade dessa luta”, relatam.

O grupo de Circo e Teatro de Rua “Os Mamatchas” é composto por Camila Peral (10%); Cinthia Vendruscolo (Piolinha); Luana Almeida (Lua); Nicolás Basualdo (Milonga) e Paulo Cunha (Fusquinha).





NOTICIAS ANTICAPITALISTAS