Declaração Política do XIV Congresso Nacional do PCB

A Declaração Política do XIV Congresso Nacional do PCB será divulgada amplamente nesta segunda-feira, 26 de outubro, primeiro no sítio eletrônico do Partido e, alguns dias depois, numa publicação impressa que será amplamente distribuída aos Comitês Regionais do Partido para entrega nos Estados aos militantes, simpatizantes, aspirantes e amigos do PCB, organizações e personalidades de esquerda e progressistas.

A demora na divulgação da Declaração é expressão de virtudes do PCB, como a mais ampla democracia interna, o respeito ao caráter coletivo das direções, a responsabilidade política com o papel do Partido em nosso país.

A CPN (Comissão Política Nacional) anterior levou ao Congresso um anteprojeto de Declaração Política, baseado nos eixos principais das Teses que estavam em discussão desde março deste ano. O anteprojeto foi lido para o Plenário do Congresso, com a informação preliminar de que ainda seria objeto de alterações, para adaptá-lo às decisões soberanas da instância máxima do Partido, que promoveu inúmeras emendas de conteúdo e de forma em relação às Teses.

No momento, o anteprojeto, já refeito pela nova CPN, está sendo submetido à análise do conjunto dos membros do CC (Comitê Central) eleito, efetivos e suplentes, para ser aprovado definitivamente neste fim de semana, em reunião da CPN eleita pelo CC logo após o encerramento do Congresso.

Já o conjunto das Resoluções (textos sobre capitalismo, socialismo, estratégia e tática, moções e indicativos) exige um trabalho mais apurado e uma discussão mais demorada, no âmbito do CC.

A previsão é que o livro que conterá o conjunto das Resoluções, inclusive a Declaração Política, ficará pronto até o final de janeiro de 2010.

Até lá, a Declaração Política a ser divulgada em breve guiará a linha política do PCB, decidida no XIV Congresso Nacional do Partido.

Secretariado Nacional do PCB

22 de março de 2009

NOTICIAS ANTICAPITALISTAS