Brasil:Fidel Castro – 87 anos de luta [Vídeos]

 “Condenem-me,não importa.a História me absolverá”

 “Depois de quase meio século de luta, Fidel pode mostrar o rosto com integridade plena e com moral absoluta, não só ao povo cubano, mas a todos os povos do mundo”.
 

(Hugo Chávez, líder bolivariano e ex-presidente venezuelano Hugo Chávez, falecido em março)

“Fidel Castro é um ancião com a cabeça fresca (…). Continua sendo brilhante, sempre promotor de ideias”.
 

(José Mujica, presidente do Uruguai – julho de 2013)

“Porque ele nasceu do povo e em meio ao povo permanece, e por isso sua grandeza é a do povo cubano. Tudo o que fez, todas as suas ações são o reflexo das mais altas aspirações da pátria de José Martí. A paz em que creio não está e nem estará divorciada da justiça, da liberdade, da esperança de um mundo melhor, e tudo isso Fidel encarna”.
 

(escritor Jorge Amado, em 1986)

“As ideias como as que Fidel Castro defende não envelhecem nunca. Sigo retendo do líder cubano a imagem de um herói homérico, tanto por seus incontáveis combates pletóricos da juventude como por sua impressionante personalidade. Fidel é a esperança da luz de um futuro mais solidário e mais justo”.
 

(Rafael Alberti, poeta espanhol, em mensagem a Fidel em 1996)

“(…) ainda não estou de acordo com tudo o que fez [Fidel] e, pessoalmente, não sou comunista; não obstante, admiro a sua direção e considero que é um dos líderes mais importantes do mundo de hoje. Certos meios internacionais trataram de desfigurar a imagem de Fidel, mas nem sempre creio em tudo o que diz a imprensa internacional. Também Ho Chi Min foi vituperado muito pela imprensa. Uma vez conheci o presidente Castro, e minha opinião sobre a sua capacidade realmente foi elevada”.
 

(Declaração do ex-senador democrata dos Estados Unidos, George McGovern, publicada em 1982)

“O povo cubano e Fidel Castro estão nos oferecendo o seu coração, sua vida, tudo, e eu creio que isso é um exemplo maravilhoso de vida, integridade, e temos que seguir unidos, seguir lutando, porque a luta não terminou”.
 

(Adolfo Pérez Esquivel, argentino laureado com o Prêmio Nobel da Paz. Declaração à Tribuna Aberta Internacionalista, em Havana, no ano de 2000)

“É uma sequoia, velha árvore gigante que, enquanto outras foram cortadas, ele segue em pé, e estão desesperados para fazer o corte final. E então, não teremos ninguém como ele. Teremos outras pessoas maravilhosas e nós mesmos, seremos o que teremos que ser, mas ele é uma inspiração».
 

(Declaração de Alice Walker, escritora norte-americana, em 2001, no documentário «Fidel», de Estela Bravo)

«Cuba é, neste momento, a esperança de todo um século de falsa independência, e esperamos que conquiste e implante a sua própria justiça. Aquele que não estiver com Cuba, com a sua revolução, com Fidel Castro, está do outro lado, da ignomínia e da traição. Se a Revolução Cubana se extinguisse, seríamos apagados do quadro do mundo».
 

(Declaração do poeta chileno Pablo Neruda, em 1960, no Jornal da Revolução – «Periódico de la Revolución»)

“Fidel Castro não caiu do céu. Ele encarna o último episódio de um processo político que está em ascensão. A América latina ofereceu três gênios políticos: Toussaint Louverture, Simón Bolívar e Fidel Castro; e devo dizer que é muito a oferecer, porque os gênios políticos não surgem assim, do nada».
 

(Juan Bosch, escritor e ex-presidente da República Dominicana, em 1978)

Postado por AF Sturt Silva  

 

*Associação José Marti de Santos,SP

Rua Joaquim Távora, 217,fone13-33071494, bairro da Vila Mathias, Santos.

17/08 – Anita Leocádia Prestes lança livro em nossa associação!

 

Vídeo:Entrevista de Fidel Castro à extinta TV Manchete

 SINTRAEP·

Víde:FIDEL CASTRO – BIOGRAFIA

 fernando falla

NOTICIAS ANTICAPITALISTAS