Brasil-#VacinaJá! Eficácia 50,4%-CoronaVac é ótima. Eu quero. [Vídeo]

"Não é a melhor do mundo, mas é a que temos. Eu quero"

Revista Fórum

A microbiologista Natalia Pasternak, presidenta do Instituto Questão de Ciência, participou nesta terça-feira (12) da coletiva de imprensa realizada pelo Instituto Butantan com a apresentação dos resultados dos estudos clínicos da vacina Coronavac, que tem eficácia global de 50,4% e eficácia de 78% para casos muito leves.

“O ensaio teve seus sucessos e suas falhas, e precisa ser comunicado abertamente para a população. O estudo trouxe os resultados que se propôs a fazer. São bons resultados, resultados honestos de uma vacina que é perfeitamente aceitável. É uma vacina adequada e possível para o Brasil, e compatível com nossa capacidade de produção, armazenamento e distribuição”, declarou a cientista.

 

*******

‘Covid vira gripinha’: Entenda o que significa a eficácia de 50,4% da CoronaVac feito pelo Butantan e é considerado imunizante viável.  Opinião de Monica de Bolle da Universidade Johns Hopkins.

247

O Instituto Butantan divulgou nesta terça-feira (12)  detalhes de um estudo feito a respeito da eficácia geral da vacina Coronavac, que atingiu 50,4% de imunização contra a Covid-19.

Segundo reportagens da Folha de S.Paulo e CNN, o dado foi informado à Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) no pedido de registro emergencial da vacina, e está acima dos 50% requeridos universalmente para considerar um imunizante viável.

Na última quinta-feira (7) havia sido divulgado que o imunizante atingira índice de eficácia de 100% para casos graves e moderados e de 78% para os infectados que apresentaram casos leves ou precisaram de atendimento ambulatorial.

No entanto, esse número era um recorte segmentado por casos e não é igual ao da eficácia global do imunizante, ou seja, a capacidade da vacina de proteger em todos os casos, sejam leves, graves ou moderados.

De acordo com Marco Aurélio Safadi, presidente do departamento de infectologia da SBP (Sociedade Brasileira de Pediatria), esses dados são semelhantes a de vacinas já em uso, como a de rotavírus e coqueluche, e acima da vacina contra a gripe.

Os dados são fundamentais para a aprovação do imunizante em caráter emergencial pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que cobrou novas informações.

A reportagem ainda informa que, à primeira vista, parece um dado muito inferior aos 78% de prevenção de casos leves e 100% de pacientes moderados, graves ou mortos evitados pela Coronavac. Mas ele inclui aquelas pessoas que foram infectadas pelo novo coronavírus e não tiveram sintomas que necessitaram de atenção no estudo de fase 3 comandado pelo Butantan no Brasil, no qual a vacina de origem chinesa foi testada num grupo de 13.060 voluntários.​Foram infectadas ao longo do ensaio, iniciado em julho, 218 pessoas.

 Opinião de Monica de Bolle

Professora da Universidade Johns Hopkins

«A Coronavac é comparável, como plataforma, à vacina da gripe. Vocês sabem qual é a eficácia da vacina da gripe? Cerca de 40% num ano muito bom. Logo, a Coronavac é ótima”, postou a economista e professora da Universidade Johns Hopkins, Monica de Bolle

Monica de Bolle, economista e professora da Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos, usou as redes sociais para defender o uso da CoronaVac, vacina contra a Covid-19 produzida pela chinesa Sinovac em parceria com o Instituto Butantan.

Segundo ela, a CoronaVac utiliza uma plataforma diferente das demais empresas farmacêuticas e os índices de eficácia do imunizante são “ótimos”.

“A Coronavac não é comparável à Pfizer ou à Moderna ou à AZ. São plataformas completamente distintas. A Coronavac é comparável, como plataforma, à vacina da gripe. Vocês sabem qual é a eficácia da vacina da gripe? Cerca de 40% num ano muito bom. Logo, a Coronavac é ótima”, escreveu ela em sua conta no Twitter.

Segundo o Instituto Butantan, a eficácia geral da vacina Coronavac é de 50,38%, acima dos 50% requeridos universalmente para considerar um imunizante viável.

https://twitter.com/bollemdb/status/1349048249194336262

 

https://www.brasil247.com/coronavirus/monica-de-bolle-diz-que-eficacia-da-coronavac-e-superior-a-de-vacinas-da-gripe-o-que-e-otimo


Vídeo

 


PS do Colaborador:

Fotoarte: “#VacinaJá!”

NOTICIAS ANTICAPITALISTAS