Brasil.UNE quer Eleição e fora Temer!

Publicidad

UNE aprova plebiscito sobre novas eleições e convoca jornada “Fora Temer”

Foram 324 entidades credenciadas no encontro, que contou com cerca de 20 debates sobre temas ligados à educação, saúde, juventude, democratização da comunicação, o golpe à democracia, além de discussões acerca do combate ao racismo, à homofobia e sobre a cultura do estupro.

Uma pauta que permeou todos os debates foi a defesa da democracia e contra qualquer tipo retrocesso. Destaque para o debate “Diálogo que nos UNE”, com o ex-ministro e ex-governador do Ceará, Ciro Gomes, o ex-Advogado geral da União, José Eduardo Cardozo; o deputado federal Ivan Valente (PSol-SP) e o representante do Partido Pátria Livre (PPL) Márcio Cabreira. Eles trouxeram para o CONEG suas opiniões sobre a crise política e apontaram perspectivas para o futuro do país.

PLEBISCITO E JORNADA “FORA TEMER”

Durante a plenária final realizada no domingo, 17 de julho, no auditório da Unip, em São Paulo, a UNE apresentou após dois dias de debates e discussões caminhos e saídas para a crise, tendo o plebiscito sobre novas eleições como um horizonte. A opinião sobre o plebiscito está no documento de conjuntura que foi aprovado pelos estudantes delegados eleitos para representar as suas entidades no CONEG. A UNE reconhece que a saída para a crise política é a consulta ao povo.

As lideranças estudantis reunidas na capital paulista convocaram ainda uma grande jornada nacional de lutas durante a semana do dia do estudantes, 11 de agosto. De forma unificada e com muita unidade, o movimento estudantil vai ocupar as ruas do Brasil com três bandeiras prioritárias: “Fora Temer!”, “Fora Mendonça!” e contra a “Lei da Mordaça”.

CAÇA AOS TUBARÕES E PLATAFORMA ELEITORAL

O CONEG aprovou ainda uma resolução de Educação que deixa claro as ações de desmonte no setor com o atual modelo retrógrado e privatista desempenhado pela sanha dos “tubarões de ensino”, que são as grandes empresas que atuam na educação.

Foi aprovada também uma plataforma eleitoral a ser entregue aos candidatos municipais com as reivindicações dos estudantes brasileiros. No texto, os estudantes pedem cidades que contemplem melhor a juventude com mais mobilidade e cultura, por exemplo.

Também foi apresentado o novo regimento de carteiras de identificação estudantis, com adequações importantes para que cada vez mais entidades possam aderir ao sistema nacional de carteiras.

O plenário do CONEG aprovou ainda duas moções, contra o fascismo nas universidades e em apoio à ocupação do campus UFRJ Praia Vermelha

A íntegra de todos os documentos aprovados serão publicados em breve no site da UNE.

Fotos: Vitor Vogel – CUCA da UNE

Foto: «Fora Temer na Plenária»

 

 

UNE aprova plebiscito sobre novas eleições e convoca jornada “Fora Temer”

También podría gustarte

Los comentarios están cerrados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More