Breno Altman criticou em postagem nas redes sociais nesta quinta-feira (29) a decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF) alerta para “armadilha” em suspensão do X.
O jornalista Breno Altman criticou em postagem nas redes sociais nesta quinta-feira (29) a decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que pode levar à suspensão da rede social X do Brasil.
A plataforma é do bilionário de extrema-direita Elon Musk, que vem desrespeitando decisões do STF e atacando autoridades como Moraes e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
No entanto, uma eventual suspensão do X, segundo Breno, colocaria “milhões a favor do discurso supostamente antiautoritário da extrema-direita, se o empresário não recuar na última hora”. Parlamentares da extrema-direita já estão se mobilizando nas redes sociais, acusando o STF de praticar “censura”.
Altman afirmou que a esquerda não deve permitir uma regulação das plataformas que limite “o direito de comunicação dos usuários”, e classificou a decisão de Moraes como uma “armadilha”.
24 horas
Nesta quarta-feira, Moraes determinou que Musk seja intimado para designar, em 24 horas, o novo representante legal no Brasil de sua rede social X, sob pena de suspensão das atividades da plataforma no país.
A ordem do magistrado faz menção a disposição prevista no Marco Civil da Internet em que diz ser cabível a suspensão temporária das atividades daqueles que, entre outros atos, não respeitarem a legislação brasileira e o sigilo das comunicações privadas e dos registros.
Suspender a rede X é armadilha que favorece Musk e colocará milhões a favor do discurso supostamente antiautoritário da extrema direita, se o empresário não recuar na última hora. A regulação das plataformas não pode ser feita limitando o direito de comunicação dos usuários.
— Breno Altman (@brealt) August 29, 2024
PS do Colaborador:
Fotoarte: “Xispa, Musk!”