Brasil-Povos Originários-Pará. Denúncia de Juma Xipaya

A líder indígena e ativista Juma denuncia que seu pai foi agredido pelos homens, que chegaram a levar uma balsa com maquinário à região da Terra Indígena Xipaya.

  NESTE MOMENTO, A ALDEIA KARIMÃA, DO TERRITÓRIO INDÍGENA XIPAYA DE ALTAMIRA/PARÁ, ESTÁ SENDO INVADIDA POR GARIMPEIROS! ELES ESTÃO DESTRUINDO TUDO E AMEAÇAM MATAR O PAI DA CACICA JUMA XIPAYA, Q TENTOU DEFENDER A TERRA E O SEU POVO.

@ApibOficial

 Garimpeiros armados invadem aldeia dos indígenas Xipaya no Pará

 Cicero Pedrosa Neto Amazônia Real

|Xipaya diz que a comunidade teme novos ataques – @olivernija_Mídia Ninja_CopCollab26

A cacica Juma Xipaya denunciou na noite desta quinta-feira (14), em vídeo publicado em uma rede social, que a aldeia Karimaa, na Terra Indígena Xipaya, foi invadida por garimpeiros armados.

Segundo a liderança, uma balsa de grande porte, com maquinários para a extração de ouro, desceu o Rio Iriri em direção ao território. Seu pai, Francisco Kuruaya, foi agredido com socos e empurrões. O território Xipaya, onde vivem cerca de 200 pessoas, fica distante a 400 quilômetros de Altamira, no sudeste do estado do Pará.

“A gente nunca tinha visto um maquinário desses por aqui”, declarou Juma, contando temer a destruição ambiental do território Xipaya com o possível incremento da atividade ilegal de garimpo.

De acordo com declarações de Juma, seu pai tentou dialogar com os garimpeiros ilegais, pedindo para que se retirassem da área, por se tratar de uma Terra Indígena.

“Meu pai tentou filmar a ação dos garimpeiros, que já chegaram lá operando as dragas, mas foi agredido por oito homens armados que tentaram tomar o celular dele. A sorte foi que ele conseguiu sair e voltar para avisar as outras aldeias”.

Juma disse que o pai conseguiu retornar para sua aldeia e, utilizando a rede social Whatsapp, convocou outras lideranças para irem atrás dos garimpeiros e impedir a invasão.

 “Quando chegaram, os garimpeiros, a balsa de três andares, as voadeiras e jet skis – que também faziam parte dos equipamentos dos invasores – já não estavam mais”, contou ela.

yalú Txucarramãe – @MayaTxucarramae17 h

@fiscaldoibama@MPF_PA

NESTE MOMENTO, A ALDEIA KARIMÃA, DO TERRITÓRIO INDÍGENA XIPAYA DE ALTAMIRA/PARÁ, ESTÁ SENDO INVADIDA POR GARIMPEIROS! ELES ESTÃO DESTRUINDO TUDO E AMEAÇAM MATAR O PAI DA CACICA JUMA XIPAYA, Q TENTOU DEFENDER A TERRA E O SEU POVO.

@ApibOficial@AnmigaOrgWelington Arruda

@welmelo

Em resposta a

@MayaTxucarramae@fiscaldoibamae mais 3

Ela poderia pedir ajuda para a Funai e para o MPF e se me consta, ambos órgãos que estão absolutamente apagados, inertes (ou quase inertes), nesse governo. Quem puder fazer algo, por favor, faça.

 

 PS do Colaborador:

Fotoarte:  “Juma Xipaya”

 Vídeo:

Compartir
Ir al contenido