Brasil. Para se ter democracia, é necessário assumir riscos [Entrevista]

 Bolsonaro é inimigo da imprensa livre

As mensagens vazadas fazem parte de um arquivo extenso enviado por uma fonte anônima ao site The Intercept Brasil e mostram comportamentos controversos da força-tarefa da Lava Jato.

As conversas indicam, por exemplo, que Sérgio Moro, juiz responsável por julgar os casos da operação, orientou a atuação da acusação, por meio do chefe dos Procuradores Deltan Dallagnol.

Consequências da Vaza Jato
Para o fundador do site The Intercept Brasil, que esteve em São Paulo para a abertura do Seminário Internacional de Ciências Criminais do IBCCRIM, o trabalho jornalístico da “Vaza Jato” já tem impacto na opinião pública e no posicionamento de antigos aliados da Operação Lava Jato na mídia.

“Mudanças políticas acontecem de forma lenta, devagar. E nesse caso é importante lembrar que a imagem do Sérgio Moro e a reputação da Lava Jato foram construídos durante os últimos cinco anos, enquanto estamos reportando há apenas dois meses”, disse o jornalista à IREETV.

Ameaças

Greenwald falou sobre as ameaças que ele e sua família têm sofrido por conta do trabalho de divulgação do material sobre a Operação Lava Jato.

“Estamos recebendo ameaças de violência e morte pelo e-mail, muito detalhadas, com dados privados da nossa família. E quando você está sendo ameaçado explicitamente com seu nome pelo Presidente da República, isso é uma ameaça séria também”, disse o jornalista.

O Presidente da República, Jair Bolsonaro, afirmou à imprensa acreditar que o jornalista tenha cometido um crime ao revelar as mensagens e insinuou que Greenwald poderia ser preso por isso.

“Desde o começo, foi Sérgio Moro que sempre usou a linguagem para criminalizar nosso jornalismo, nos chamando de ‘aliados dos hackers’, e nunca jornalistas”, afirmou o fundador do The Intercept Brasil.

Liberdade de imprensa em risco

Para Greenwald, as ameaças mostram que a liberdade de imprensa está em risco no Brasil. O jornalista defende que é precisam adotar uma postura de resistência e se agarrar às leis para defender o direito ao exercício do jornalismo.

“Bolsonaro não acredita na liberdade de imprensa, ele disse isso explicitamente várias vezes. Mas podemos usar a liberdade de imprensa garantida pela Constituição brasileira para proteger essa liberdade e todas as outras liberdades políticas garantidas”

Do IREE (Instituto para Reforma das Relações entre Estado e Empresa)

 

PSdo colaborador:

Fotoarte: “Gleen”

.

https://www.conversaafiada.com.br/brasil/para-se-ter-democracia-e-preciso-assumir-riscos

 

NOTICIAS ANTICAPITALISTAS