Brasil. O pavor do Moro!

49 sem-terra e quilombolas se formam em Direito na UFPR.

Publicidad

Há uma novidade entre os formandos deste ano, entretanto: 49 estudantes são oriundos de assentamentos da reforma agrária ou de comunidades quilombolas e participam de grupos como o Movimento dos Sem-Terra (MST), Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) e Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA).

São jovens beneficiados pelo Programa Nacional de Educação da Reforma Agrária, o PRONERA – um projeto do INCRA criado em 1998 para garantir acesso ao ensino superior às famílias beneficiadas pela reforma agrária e de quilombolas.

Os 49 estudantes são oriundos de quinze estados brasileiros – além de dois alunos do Haiti e uma estudante da Venezuela.

«A universidade pública, as federais em particular, deixaram de ser um lugar de elite. A universidade tem sido cada vez mais um espelho da diversidade brasileira. Ainda não é como pode ser, mas muito caminho já foi trilhado», afirma Ricardo Marcelo, reitor da UFPR.

Dos 49 estudantes, 19 já passaram na prova da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e outros sete foram aprovados em cursos de pós-graduação.

«A nossa realidade é a de um povo que nunca teve acesso à educação superior, principalmente em universidade pública», disse Jaqueline Andrade, de 23 anos, uma das formandas da nova turma. «O que nos falta é acesso, porque quando a gente está nesses espaços, a gente consegue».

Desde sua fundação, cerca de 5.900 alunos se formaram nas universidades públicas brasileiras através do PRONERA. A parceria com o curso de Direito da UFPR teve início em 2015.

A formatura desta terça-feira, entretanto, terá um significado especial:

A UFPR foi a universidade onde o ministro da Justissa Sérgio Moro, ex-Judge Murrow, deu aula até 2016!

O ensino público resiste – apesar do governo do qual Moro faz parte desejar a destruição das universidades públicas!

Em tempo:

Segundo o Painel da Folha de São Paulo, o paraninfo da turma será o advogado Manoel Caetano Ferreira – um dos membros da equipe de defesa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Em tempo-1:

Os 49 formandos do PRONERA (Reprodução: Porém.net/MST-Paraná)

Em tempo-2:

Sérgio Moro, ex-professor da UFPR (Créditos: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Fotoarte do colaborador: “O pavor do Moro”

.

https://www.conversaafiada.com.br/brasil/49-sem-terra-e-quilombolas-se-formam-em-direito-na-ufpr

 

También podría gustarte

Los comentarios están cerrados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More