Brasil. Mineração sobrevive com a Escravidão [Vídeo]

Publicidad

 

Agência determina fim de barragens como a de Brumadinho até 2021

Em resolução publicada nesta segunda (18) no Diário Oficial, a ANM (Agência Nacional de Mineração) estipula prazo para a eliminação de barragens como as de Brumadinho e Mariana, em Minas Gerais, e determina que mineradoras retirem instalações industriais de zonas de risco.

O Brasil tem atualmente 84 barragens com alteamento a montante —método em que as barreiras de contenção são construídas sobre o rejeito. Dessas, 43 são classificadas como de alto dano potencial em caso de rompimento.

(…) Segundo a resolução, as mineradoras terão prazo até agosto de 2021 para descomissionar ou descaracterizar este tipo de barragem, um processo que consiste na retirada dos rejeitos e na reintegração da área ao meio ambiente.

Antes, até 2020, terão que fazer obras de reforço na estrutura, para reduzir o risco de rompimentos durante o descomissionamento. Até agosto de 2019, deverão apresentar à ANM projeto de reforço e novo plano de aproveitamento econômico das minas, já considerando os custos impostos pela resolução.

Até agosto, as mineradoras terão também que desativar instalações, obras e serviços com presença humana que fiquem na zona que seria atingida pelos rejeitos em caso de acidente. Na mina de Brumadinho, grande parte dos mortos estava no refeitório e na sede da unidade quando a barragem se rompeu. (…)

Em tempo: ouça no podcast do Conversa Afiada a entrevista com a jornalista Cristina Serra, autora do livro «Tragédia em Mariana – A história do maior desastre ambiental do Brasil».

.

https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2019/02/agencia-determina-fim-de-barragens-como-a-de-brumadinho-ate-2021.shtml

8888888

Uma agência governamental decidiu fechar todas as barragens do tipo de Brumadinho.

São 84 barragens e 43 delas podem desabar a qualquer momento, agora, por exemplo, enquanto você lê esse texto. 19 mortos em Mariana e 300 em Brumadinho e só agora tomam essa providência.

Por que essa lentidão incompatível com a tragédia que pode provocar?

Uma das explicações é que a Vale sabe agradar os políticos.

Ela financia os políticos regiamente. Só falta distribuir joias no Congresso.

Joia, na verdade, é a própria empresa, segundo seu presidente (ainda solto).

A Vale opera como os mineradores do ouro em Vila Rica. Como num regime colonial que se sustenta na Escravidão. Isso vai durar muito ainda?

Vai. É o que se conclui dessa TV Afiada.

PS do colaborador:

Fotoarte: Fabio Schvartsman engenheiro de produção e executivo.

 

Vídeo: Decidiram fechar a barragem só 300 mortos depois


.

www.youtube.com/watch?v=PTa1UuMrqtg

También podría gustarte

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More