Brasil-Manifesto: Escreva, Lola, escreva

Publicidad

A professora da Universidade Federal do Ceará Lola Aronovich escreve há quase 8 anos um dos maiores blogs feministas do Brasil, o Escreva Lola Escreva (www.escrevalolaescreva.blogspot.com.br).

Por causa de sua incansável defesa pelos direitos das mulheres e de outros grupos historicamente oprimidos, a blogueira vem sendo difamada, caluniada e ameaçada de morte, tortura e estupro desde 2011, sem que a polícia ou demais autoridades tomem qualquer atitude.

Há poucos dias, os misóginos que atacam Lola criaram uma página falsa em seu nome, amplamente divulgada por figuras como Roger Moreira e Olavo de Carvalho, alguns dos principais responsáveis na formação (ou deformação) de opinião da crescente onda de conservadores e fascistas nas redes sociais. O blog, supostamente administrado pela acadêmica, incentivava a queima de bíblias, pregava a castração de meninos, além de anunciar a venda de Misoprostol (medicamento utilizado para a realização de abortos) e acusar Lola de realizar o aborto de uma aluna em plena sala de aula.

Nós blogueiros, blogueiras e ativistas digitais apoiamos a árdua luta feminista empreendida por Lola e exigimos que a blogueira cearense tenha assegurados, pelas autoridades cabíveis, a sua segurança e o seu direito à liberdade de expressão.

Em meio à perseguição deliberada a blogueiros e ativistas digitais por meios como a intimidação e, principalmente, abusivos processos judiciais, o caso de Lola se destaca não só pelo flagrante ataque à liberdade de expressão e à democracia, mas também por escancarar o grave problema do machismo na sociedade brasileira.

Assinam:

– Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé

– Comissão Nacional de Blogueiros e Ativistas Digitais

– Associação de Blogueiros e Ativistas Digitais do Paraná (ParanáBlogs)

– Associação Nacional pela Inclusão Digital (Anid)

– Associação dos Blogueiros do Estado do Pernambuco (AblogPE)

– Altamiro Borges (Blog do Miro)

– Alexandre Cesar Costa Teixeira (Blog Megacidadania)

– Renato Rovai (Revista Fórum)

– Tarso Cabral Violin (Blog do Tarso)

– Daniel Pearl Bezerra (Portal Mídia Livre)

– Claudio Machado

– Conceição Oliveira (Blog da Maria Fro)

– Percival Henriques

– Dimas Roque

– Iris Cavalcante

– Eduardo Guimarães (Blog da Cidadania)

– Lissandro Nascimento

– Willians Barros (Cloaca News)

– Aparecido Araújo Lima

-Osmar Gomes da Silva

También podría gustarte

Los comentarios están cerrados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More