Brasil. Lula e Manuela são complementares. [Vídeo]

Publicidad

O jornalista Breno Altman concedeu entrevista à TV 247 nesta semana analisando o xadrez da conjuntura pré-leitoral. O jornalista defende que a candidata à Presidência da República Manuela D’Ávila (PCdoB-RS) seja vice em uma chapa com o Partido dos Trabalhadores (PT). «Lula e Manuela são complementares, isso é difícil de se encontrar na vida política», observa.

Nesta semana, ocorreu a Conferência Nacional Eleitoral do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), em Brasília, que lançou a candidatura de Manuela D’Àvila à presidência da República.

No entanto, a presidente do PCdoB Luciana Santos (PCdoB-PE) destacou em sua intervenção a importância da unidade entre os setores progressistas. «A sigla lutará até o último minuto pela unidade», disse a deputada Federal.

Altman diz que o PCdoB está estressado perante duas linhas de atuação. «Ou uma aliança com Ciro Gomes, que pode ter uma participação do PSB, ou uma composição com o PT. Já está claro para os comunistas que não ocorrerá uma aliança entre o PT e PDT no primeiro turno eleitoral», avalia.

O jornalista destaca que uma candidatura unificada entre os setores progressistas no primeiro turno está descartada por conta de Ciro Gomes não abrir mão de sua candidatura. «Ele aliou-se aos partidos do centro e dinamitou a possibilidade de uma chapa única da esquerda», observa.

«Por isso, o PCdoB precisa escolher, ou marcha com Ciro e, possivelmente, com o PSB, ou com o PT», afirma Altman, que acrescenta: «É claro que o PT terá que reconstruir sua relação com os comunistas, indicando, eventualmente, a vaga de vice-presidente para Manuela, o que eu defendo», evidência.

Ele enumera os aspectos positivos de uma possível chapa PT-PCdoB. «Reconstrói o núcleo duro da esquerda, preserva a unidade dos movimentos sociais e a Frente Brasil Popular, além da militância e estrutura organizativa dos comunistas», defende Altman.

Altman salienta que apontar um nome para vice de Lula não quer dizer  um plano B. «Não significa uma substituição de Lula, caso o ex-presidente seja interditado, mas sim vice de Lula ou de qualquer outro nome que Lula indicar, caso não consiga se candidatar», conclui.

********

Última do domingo:

Marília Arraes abriu mão de sua candidatura ao governo de Pernambuco e se lançará para a Câmara dos Deputadas; a decisão foi anunciada no começo da noite deste domingo (5)supera-se a crise entre Marília e a direção nacional do PT

NOTA OFICIAL- Diretório Nacional do PT

A determinação do Diretório Nacional do PT que retirou a indicação de Marília Arraes como candidata a governadora, feita em nosso encontro estadual, e encaminhou a coligação com o PSB em nosso Estado atropelou o desejo de nossas bases de ter uma candidatura própria, que representasse legitimamente a defesa do presidente Lula, o projeto de resgate do Estado Democrático de Direito e a retomada dos direitos usurpados pelos golpistas.

O PT é um partido de massas e de luta. Nós somos o PT. Por isso, de forma coletiva e consciente, decidimos seguir juntos nesta próxima batalha.

O melhor caminho a ser trilhado é nos mantermos unidas e unidos em torno do nosso projeto.

O lançamento do nome da companheira MARÍLIA ARRAES para a disputa à Câmara Federal é feito coletivamente. Por vários companheiras e companheiros que também estarão nesta batalha eleitoral. Somos dirigentes partidários, militantes e também candidatas e candidatos nesta eleição.

Essa eleição é de um projeto político construido com a militância. Juntos, lutaremos com todas as armas na defesa de Lula, no combate ao golpe e na construção dos sonhos, dos desejos que construimos ao longo desta caminhada.

Essa decisão é pautada no respeito às manifestações que viemos recebendo dos quatro cantos de Pernambuco e de outros estados, de companheiros e companheiras que não querem se furtar a eleger um projeto que represente, de fato, os interesses do povo pernambucano.

Marília é hoje, sem sombra de dúvida, uma das principais lideranças políticas de esquerda de nosso Estado. É mais. É a responsável por trazer de volta para o debate político, milhares de homens e mulheres que haviam se afastado deste universo. Marília representa a coragem e a luta de todos nós.

Em nome das demais candidaturas que se animaram neste período, em nome das lutas dos movimentos sociais que nos associamos, em nome da militância de base que quer continuar resistindo, em nome da estrela vermelha que brilha no peito dos petistas, Marília Arraes seguirá candidata a deputada federal pelo Partido dos Trabalhadores, liderando a defesa de Lula, a luta dos trabalhadores e trabalhadoras e desse campo político que reúne os nossos melhores sonhos de mudar o rumo de Pernambuco e trazer de volta o Brasil mais Feliz.

#TôComMarília

Glaucus Lima – Executiva Estadual PT/PE
Edmilson Menezes – Executiva Estadual
Mucio Magalhães – Executiva Estadual PT/PE
Sheila Oliveira – Executiva Estadual PT/PE
Ivete Caetano – Executiva Estadual PT/PE
Verones Carvalhos – Executiva Estadual PT/PE
Luciano Duque – Prefeito do Serra Talhada
Teresa Leitão – Deputada Estadual e candidata a reeleição
Fernando Ferro – Candidato a Deputado Federal
Carlos Veras -Candidato a Deputado Federal
Liana Cirne – Candidata a Deputada Federal
Flavia Hellen – Candidata a Deputada Federal
Daniel Finizola – Candidato a Deputado Federal
Joao Alfredo – Candidato a Deputado Federal
Emidio Vasconcelos – Candidato a Deputado Federal
Ernesto Maia – Candidato a Deputado Federal
Cristina Costa – Candidata a Deputada Estadual
Sylvia Siqueira Campos – Candidata a deputada estadual
Sinesio Rodrigues – Candidato a deputado estadual
Felipe Rodrigues – Candidato a deputado estadual
Maricleiton Silva – Candidato a deputado estadual
Ricardo Andrade – Candidato a deputado estadual

****

Vídeo: Análise política, com Breno Altman: unidade na esquerda e o fator Bolsonaro.

 .

https://www.brasil247.com/pt/247/brasil/363756/Altman-Lula-e-Manuela-são-complementares.htm

 

También podría gustarte

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More