Brasil:Fidel by Kleist, o Gibi

8




«Não acho que esse livro seja especificamente sobre Fidel Castro.Na verdade,é sobre a Revolução,e a personagem forte que ele representa.»

Reinhard Kleist




O universo do Gibi-Histórias em Quadrinhos ganhou qualidade histórica com “Castro” do artista gráfico internacionalmente premiado Reinhard Kleist. Agora, as gibitecas e os adolescentes ligados na arte gráfica estarão se divertindo vivendo a saga vitoriosa dos revolucionários cubanos frente a ditadura sanguinária do vilão pró-americano Fulgêncio “El Hombre” Batista.

O cartunista diz estar especialmente satisfeito por ter encontrado um meio de falar sobre a Revolução Cubana. «Não acho que esse livro seja especificamente sobre Fidel Castro. Na verdade, é sobre a revolução, e a personagem forte que ele representa.»

Como aponta um dos mais importantes especialistas no gênero, Paul Gravett, Castro constitui um marco nas histórias em quadrinhos da Alemanha. Segundo ele, o História em Quadrinhos germânico levou tempo para amadurecer, mas «seu momento chegou» com a publicação desse livro. «Nos últimos dez anos, vimos um bom número de autores alemães marcar presença na cena internacional, e Kleist é um pioneiro dessa nova forma», analisa Gravett.

Editora 8INVERSO

A Editora 8INVERSO apresenta “Castro”, biografia em quadrinhos sobre Fidel Castro, de autoria do premiado quadrinista alemão Reinhard Kleist. Inédita no Brasil, a obra aborda a vida do líder cubano desde a revolução de 1958 até seu afastamento do poder, como visto nos últimos anos. “Castro” é narrado por um jornalista que, na Cuba de 1958, pesquisa a vida de um líder rebelde chamado Fidel Castro. Subitamente, o jornalista vê-se envolvido na revolução que mudaria Cuba e marcaria o mundo para sempre.

A obra de 288 foi escrita e ilustrada por Reinhard Kleist, quadrinista premiado na França, Alemanha e Estados Unidos, e tem prefácio do jornalista alemão Volker Skierka, biógrafo de Fidel que também contribuiu com a pesquisa histórica para compor os textos de “Castro”. Para melhor ilustrar a obra, Kleist passou um mês em Cuba, em 2008, o que lhe rendeu também o livro de viagem em quadrinhos “Havana”(no Vídeo). A tradução de “Castro” é assinada por Margit Neumann e Michael Korfmann.

Selo 8INVERSO Graphics é um dos destaques da editora

Esta é a terceira graphic novel publicada pelo selo 8INVERSO Graphics — e também o terceiro trabalho de Kleist lançado no Brasil pela editora. Em 2009, ainda em seu primeiro ano de vida, a 8INVERSO lançou “Johnny Cash – uma biografia”. Escrita e desenhada pelo artista alemão, a obra narra a vida do músico americano Johnny Cash. Em 2010, “Elvis”, organizada por Kleist e Titus Ackermann, editor da revista de quadrinhos alternativos Moga Mobo, reuniu os melhores quadrinistas da Alemanha em torno de diferentes períodos da vida do Rei do Rock.

“Castro” chega ao mercado brasileiro cinco meses depois de lançada na Alemanha. A 8INVERSO foi a primeira editora gaúcha a comprar direitos autorais do exterior já em seu primeiro ano de vida.

Finalmente, Gravett, afirma que Kleist captura a motivação psicológica de Castro, sem tentar estabelecer a biografia definitiva.

«Ele não procura traçar uma grande pincelada histórica, mas sim penetrar no pensamento e na personalidade de um líder extremamente fascinante.»

&nbsp

Editora 8INVERSO

&nbsp



Vídeo:Habana – Booktrailer

blackvelveteditrice