Brasil-Cuba: Mentiras y Medios

Trata-se das Organizações Globo,Rede Globo,Globonews, que através do Jornal Nacional dedica semana de informações falsas, entrevistas encomendadas e mentiras sobre a atualidade de Cuba Socialista e conquistas de seu revolucionário povo.Apesar do criminoso bloqueio econômico imposto pelo governo dos EE.UU., Cuba, é exemplo de dignidade, auto determinação e luta pelo bem estar social, educação, saúde de seu povo e solidariedade internacional reconhecidos pela ONU.  

Repúdio total ao setor de jornalismo da Rede Globo.

A gente não se liga em você!

Nota:

Sugestão de entrevistas para o chefe da  reportagem especial do Jornal Nacional  sobre Cuba:

1-A jornalista e blogueira cubana Yoani Sánchez em La Habana

2-Agentes da CIA eTerroristas assassinos Luis Posada Carriles em Miami(USA) e Orlando Bosch Ávila (Oops!  no inferno)

3-Congressistas Albio Sires e “Bob” Menéndez em Washington D.C.

4-Os cubanos mercenários Léster González, Omar Ruiz, Antonio Villarreal, Julio César Gálvez, José Luis García Paneque e Pablo Pacheco e Ricardo González Alfonso em Madrid

Sugestão do bem:

Vídeos:

Danny Glover

Buena Vista Social Club – Chan Chan

 

Osmar Gomes da Silva

Kaos Brasil

40 anos de Rede Globo : uma semana para Cuba…

Se há 50 anos, a legendária Cuba vive sob o regime socialista, ou comunista, pq só agora o Jornal Nacional dedica uma semana para tratar do assunto???? Em 40 anos de Rede Globo (e do Jornal Nacional), poderíamos contar os raros minutos destinados à cobertura sobre a ilha socialista, que em 1961, sob uma campanha nacional envolvendo universitários voluntários, erradicou o analfabetismo da sua história…., como também a prostituição e o trabalho infantil, o trabalho escravo, entre outras conquistas que lhe dão lastro para ser bem avaliada na questâo Direitos Humanos pela ONU (é só conferir http://noticias.terra.com.br/mundo/noticias/0,,OI3504167-EI8140,00%20Cuba+avalia+como+positiva+analise+da+ONU+na+ilha.html»>aqui).

 Notícias dignas de divulgação são muitas : A ilha socialista já produz vacina (entre tantas outras) terapêutica para tratamento do câncer de pulmão; a cada ano vem melhorando sua posição no ranking dos países no que diz respeito ao Índice de Desenvolvimento Humano; foi pioneira em várias áreas, inclusive, a primeira mulher aviadora foi cubana; a 33ª versão do Festival de Cinema Latino-Americano de Havana, que acontece anualmente em Cuba, premiou o ator Rodrigo Santoro, no domingo (11 de dezembro)como melhor ator por sua atuação em “Heleno”, do diretor José Henrique Fonseca sobre a vida de Heleno de Freitas, famoso jogador brasileiro.

 Também é estranho que o Jornal Nacional insista em não reconhecer as eleições cubanas, realizadas e constitucionalmente garantidas, de cinco em cinco anos. Nestas eleições, são escolhidos os deputados da Assembléia Nacional Popular, cuja representatividade é indiscutível, uma vez que o processo eleitoral começa pela escolha de um representante por bairro, municipalidade, província, numa verdadeira democracia participativa. Qual cidade brasileira pode se orgulhar de ter representado em sua Câmara de Vereadores, cada bairro que compõem o município?

E mais : que as eleições são financiadas por recursos públicos e que um deputado ganha o salário de sua categoria e não o salário que ele acha que deve ganhar…

 Recentemente, a apresentadora Ana Maria Braga recebeu em seu programa o representante do consulado americano para ensinar uma receita de Peru. Fica aqui a sugestão para a Ana Maria Braga, que também foi vítima de um cancêr e tem a noção do que isto significa: que convide o consul ou embaixador de Cuba no Brasil, para falar dos avanços científicos no campo da oncologia neste país e quanta gente poderia ser ajudada, pelo premiado sistema de saúde em Cuba…

Um país que há 50 anos erradicou a praga do analfabetismo e por constituição define que cada cubano tem o dever e o direito de não ser um analfabeto científico, e que recentemente realizou um congresso do seu partido comunista para discutir com toda a população as mudanças necessárias, nunca deveria ser cunhado de ditatorial!

Se tempo no poder é sinônimo de ditatura, e não de reconhecimento e fidelidade, pq a Rede Globo ostenta com orgulho os seus 40 anos de concessão pública nas mãos da família de Roberto Marinho?

 Míriam Gontijo

Diretora de Comunicação

ASSOCIAÇÃO JOSÉ MARTI DE MINAS GERAIS

 Cuba: Dados sem lupa!

Como dissera o escritor e jornalista uruguaio, Eduardo Galeano, quando se trata de Cuba, a grande imprensa, «aplica uma lupa enorme que amplia tudo o que ocorre, sempre que há interesses dos inimigos, chamando a atenção para o que acontece na Revolução, enquanto a lupa distrai e deixa de mostrar outras coisas importantes».

Entre essas coisas importantes, que não são apontadas pelas lupas, chamo a atenção para 28 dados, que mostram a força da Revolução Cubana, na véspera de seu aniversário de 53 anos.

1) 8.913.000 de cubanos participaram da discussão do Projeto de Diretrizes para a Política Econômica e Social do Partido e da Revolução, debate prévio ao VI Congresso do Partido Comunista de Cuba.

2) Foram registrados mais de 03 milhões de intervenções populares.

3) 68% das diretrizes foram reformuladas após a discussão com o povo cubano.

4) 313 diretrizes da Política Econômica e Social do Partido e da Revolução foram adotadas no VI Congresso do Partido Comunista de Cuba.

5) Na linha definida pelo povo cubano para atualização do modelo econômico, até agora, entraram em vigor:

6) 07 Decretos-Leis do Conselho de Estado,

 7) 03 decretos do Conselho de Ministros e

8) 66 resoluções e instruções de ministros e chefes de instituições nacionais.

9) O Governo Cubano destinará, em subsídios, mais de 800 milhões de pesos para pessoas de baixa renda, como parte da Lei do Orçamento para 2012.

10) O governo cubano vai destinar mais de 17 milhões de pesos para a saúde, a educação e outras necessidades sociais, no orçamento para 2012.

11) No orçamento de 2012, serão alocados 400 milhões de pesos para proteger as pessoas em situação financeira crítica, incluindo pessoas com deficiências e consideradas disponíveis no processo de reestruturação do trabalho.

12) O orçamento do Estado encerrou o ano com um déficit estimado de 3,8% em relação ao produto interno bruto, cumprindo o limite aprovado pela Assembleia Nacional, na Lei do Orçamento de 2011.

13) Produto interno bruto cresceu 2,7%, em 2011.

14) No final de 2011, a produtividade de todos os empregados na economia, cresceu 2,8%.

15) Mais de 357mil cubanos exercem o trabalho por conta própria.

16) 33 medidas foram aprovadas pelo Conselho de Ministros e entraram em vigor, em setembro passado, para continuar a facilitar o trabalho por conta própria.

17) Mais de 2,5 milhões de turistas chegaram a Cuba, em 2011.

18) Foram produzidos 04 milhões de toneladas de petróleo e gás este ano.

19) A Taxa de mortalidade infantil em Cuba é inferior a 05 por mil nascidos vivos.

20) A Expectativa de vida é de 78 anos.

21) 186 países condenaram EUA bloqueio genocida contra Cuba, durante a Assembleia Geral da ONU, em outubro passado.

22) Cuba ficou em segundo lugar nos Jogos Pan-americanos Guadalajara, com 58 medalhas de ouro.

23) O Conselho de Estado da República de Cuba concordou em indultar mais de 2.900 presos.

24) Cuba ocupa a 51ª posição, no Relatório de Desenvolvimento Humano da ONU, com um alto desenvolvimento humano.

25) Em 14 de dezembro marcou o primeiro aniversário da primeira rede social de conteúdo digital cubano, EcuRed, com cerca de 80 mil artigos e verbetes.

26) Mais de 40 mil cubanos estão em missões de solidariedade, por mais de 70 países.

27) Mais de 03 milhões de pessoas foram alfabetizados pelo método «Yo, si puedo», depois de ser aplicado em quase três dezenas de países, ao redor do mundo.

28) Com o início do ano letivo 2011-2012, em 05 de setembro, abriram suas portas, mais de 60 universidades na ilha, com a matrícula de cerca de 500 mil alunos.

Quem não pode ver isso, é porque se apega a sua cegueira.

Omar Pérez Solomon.

Fonte: LA PUPILA INSOMNE

Tradução: Robson Luiz Ceron

Vídeo:Danny Glover cuenta la verdad de los 5 heroes.mpg

chemita23

Vídeo:Buena Vista Social Club – Havana Club

NOTICIAS ANTICAPITALISTAS