Brasil. Conferência do Papa Francisco com juristas no Vaticano

Papa compara ódio da extrema-direita ao nazismo

Publicidad

Capitalismo predatório está na origem dos crimes contra a humanidade!

Em uma conferência com juristas no Vaticano na sexta-feira 15/XI o papa Francisco comparou o discurso de ódio de políticos contra as minorias – como judeus, ciganos e a população LGBT – às ações no nazismo.

«Confesso que quando ouço alguns discursos de responsáveis pela ordem ou pelo governo, vêm à minha mente as declarações de Hitler em 1934 e 1936», disse o pontífice.

Ele continua: «são ações típicas do nazismo que, com sua perseguição contra os judeus, os ciganos e as pessoas de orientação homossexual, representa o modelo negativo da cultura do descarte e do ódio. Foi o que foi feito naqueles dias e hoje está acontecendo novamente.».

Francisco também falou sobre o aumento de incidentes de violência da extrema-direita no continente, como ataques a cemitérios judaicos: «não é coincidência que nestes tempos há um ressurgimento dos símbolos típicos do nazismo», afirmou o papa.

O papa Francisco não citou nominalmente nenhum político ou país.

Durante a conferência, o pontífice também continuou seu discurso contra o capitalismo predatório – que ele chamou de «idolatria do mercado«: «a pessoa frágil e vulnerável encontra-se indefesa diante dos interesses do mercado divinizado, que se tornaram regra absoluta. Hoje, alguns setores econômicos têm mais poder que os próprios Estados. Esta realidade torna-se mais evidente em tempos de globalização do capital especulativo», disse.

«O capital financeiro global está na origem dos crimes graves contra as pessoas e o meio ambiente. Trata-se de uma criminalidade organizada pelo excesso de endividamento dos Estados e pela pilhagem dos recursos naturais do nosso planeta, que pode ser comparada a crimes contra a humanidade, quando levam à fome, pobreza, migração forçada e morte por doenças evitáveis, desastres ambientais e extermínio dos povos indígenas», acrescentou.

PS do colaborador:

Fotoarte: “VadeRetro!”

.

https://www.conversaafiada.com.br/politica/papa-francisco-compara-odio-da-extrema-direita-ao-nazismo

 

También podría gustarte

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More