Brasil. Bolsonaro convoca ato-golpista contra o Congresso dia 15M[Vídeo]

Santos Cruz é contra convocação: irresponsabilidade.

Publicidad

Um dos vídeos, de pouco menos de dois minutos, afirma que Bolsonaro «sofre calúnias e mentiras» e precisa do apoio da população nas ruas para continuar seu trabalho.

O ato é organizado por grupos de direita que possuem pautas diversas – desde aqueles que defendem as reformas neoliberais aos que apoiam intervenção militar e o fechamento do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal (STF).

Parlamentares da oposição consideraram a manifestação de Bolsonaro como um ataque às instituições e à Democracia. O deputado Alessandro Molon (PSB-RJ), líder da oposição na Câmara, defendeu uma reunião de emergência para debater o tema. «Temos que parar Bolsonaro! Basta! As forças democráticas deste País têm que se unir agora», afirmou. «Ou defendemos a democracia agora ou não teremos mais nada para defender em breve».

O deputado Paulo Pimenta (PT-SP) também criticou os vídeos. «Atentar contra a Democracia e o estado democrático é crime de responsabilidade. Se nos calarmos, seremos cúmplices».

O ex-ministro Ciro Gomes (PDT-CE) também se manifestou em seu Twitter: «se o próprio presidente da República convoca manifestações contra o Congresso e o STF, não resta dúvida de que todos aqueles que prezam pela democracia devem reagir», disse Ciro. «É criminoso excitar a população com mentiras contra as instituições democráticas e sem causa nenhuma, a não ser sua agenda anti-pobre, anti-produção e entreguista de nossas riquezas aos estrangeiros».

Em nota, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que Jair Bolsonaro e seu ministro do Gabinete de Segurança Institucional, gal. Augusto Heleno, provocam «manifestações contra a Democracia, a Constituição e as instituições, em mais um gesto autoritário de quem agride a liberdade e os direitos todos os dias».

Lula também classificou Bolsonaro como «um falso patriota que entrega nossa soberania aos Estados Unidos e condena o povo à pobreza. Um falso moralista que acoberta o Queiroz e outros corruptos e criminosos».

Não está claro se foi o próprio Jair Bolsonaro que publicou os vídeos – o senador Major Olímpio (PSL-SP), por exemplo, acredita que os filhos do presidente sejam os responsáveis pela obra. «Isto faz esgarçar de vez a relação do Executivo com o Congresso. Isto pode levar a uma ruptura institucional», afirmou.

 

https://www.conversaafiada.com.br/politica/lula-bolsonaro-e-um-falso-patriota

*********

Santos Cruz protesta contra gal. Heleno: irresponsabilidade!

Militar é contra convocação de ato pró-Bolsonaro

O governo Bolsonaro decidiu, mais uma vez, convocar sua base para pressionar o Congresso Nacional a seguir seus ditames. O alvo, agora, é a negociação com os parlamentares a respeito da execução das emendas orçamentárias.

No último dia 18/II, o general Augusto Heleno, ministro do Gabinete de Segurança Institucional, acusou os deputados federais de praticarem chantagem contra o Poder Executivo. No mesmo dia, após reunião no Palácio do Planalto, Heleno fez uma convocação para atos contra o Congresso Nacional, a serem realizados no dia 15/III.

Uma das vozes a se levantar contra Heleno, surpreendentemente, foi a de Carlos Alberto dos Santos Cruz – general reformado do Exército, ex-ministro da Secretaria de Governo de Bolsonaro, demitido do governo em junho de 2019.

Em seu Twitter, Santos Cruz classificou o chamamento de Augusto Heleno como uma «irresponsabilidade». Para ele, o Exército é uma «instituição de Estado, defesa da pátria e garantia dos poderes constitucionais, da lei e da ordem. Confundir o Exército com alguns assuntos temporários de governo, partidos políticos e pessoas é usar de má fé, mentir, enganar a população»

Em tempo: Santos Cruz foi expulso do governo Bolsonaro em 13/VI, após uma série de embates públicos com o guru Olavo de Carvalho e com Carlos Bolsonaro, o Carluxo, filho 02 do presidente Jair Bolsonaro.

.

 

 

PS do Colaborador:

Fotoarte: “Irresponsável”

Vídeo :Bolsonaro convoca atos contra o Congresso Nacional

https://www.facebook.com/Brasil247/videos/245285763136237/

También podría gustarte

Los comentarios están cerrados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More