20 exemplos deploráveis de privilégio branco

O Inverso Contraditório – 1- Por conta do privilégio branco, você nunca terá que se preocupar em tornar-se vítima de policiais.


Lembre-se de Amarildo, do menino Juan, e tantos outros. Não é uma coincidência que centenas de incidentes como estes vêm acontecendo há anos.

2- Felizmente, você nunca terá que saber o que se sente ao ver a morte de seu filho adolescente ser comemorada ou ridicularizada. Sim, como no caso de alguém vestido como Trayvon Martin*.

3- Por causa do privilégio branco, você nunca terá que informar seus filhos das duras realidades do racismo estrutural.

4- Privilégio branco significa que você pode ser articulado e falar bem, sem as pessoas fiquem «surpreendidas».

5- Com o privilégio branco, você nunca saberá o que é ter a seguinte estatística que paira sobre sua cabeça: De acordo com um relatório dos Estados Unidos, um terço dos homens negros daquele país irão para a prisão, pelo menos uma vez na vida.

– Você pode vestir e agir como desejar, sem ser rotulado como um bandido, malandro, vagabundo, etc. Todo mundo quer «agir como um negro», mas ninguém realmente quer ser negro e sofrer as consequências neste país.

7- O Privilégio branco permite você falar sobre qualquer assunto em particular, sem ser o único representante de sua raça inteira. O Privilégio branco permite acreditar que todas as pessoas não brancas pensam da mesma forma e partilham pontos de vista semelhantes.

8- Privilégio branco significa que ninguém questiona por que você tem um ótimo emprego, e se presume que estava altamente qualificado para exercê-lo.

Além disso, presume-se que você entrou naquela prestigiosa universidade com base no «mérito» e não porque uma «determinada quota tinha que ser preenchida.»

9- Privilégio branco significa não ter que se preocupar com o seu cabelo, cor da pele ou acessórios culturais, como a razão de você não conseguir um emprego.

10- Privilégio branco significa que você não tem que se preocupar em ser vigiado em uma loja, só porque a tonalidade de sua pele é um pouco mais escura do que a das outras pessoas no ambiente. As pessoas não brancas são vistas como pouco confiáveis.

11- Ter o privilégio branco significa que as pessoas nunca vão rotular você como um terrorista.

12- Privilégio branco significa não ser afetado por estereótipos negativos,que foram tão perpetuados e enraizados pelas pessoas brancas na sociedade brasileira, que as pessoas acreditam que eles sejam verdade. Algo como: » Homens negros não gostam de trabalhar «. Ou » mulheres negras tem apetite sexual insaciável.»

13- Privilégio branco significa que você nunca tem que explicar o porquê apropriação cultural é uma coisa ruim.

14- Privilégio branco significa não ter que se preocupar em ser parado e revistado.

15- Se você se beneficia de privilégio branco, nunca vai ser dito para «acabar com a escravidão.» Irônico, não?

16- Privilégio branco significa que você nunca está só a sua própria pessoa.
Por exemplo, Nicki Minaj é muitas vezes referida como a » Lady Gaga negra». Eu acho que as pessoas negras não podem ser peculiares ou excêntricas.

17- Se beneficiar do privilégio branco significa que você pode andar na Terra sem saber de sua cor. As pessoas não brancas não tem esse luxo.

18- Sua religião é respeitada, e não tem que fazer passeata contra intolerância religiosa, quando se tem o privilégio branco.

19- Quando se tem o Privilégio branco, a ajuda Emergencial de renda é dada pelo BNDES, recebe o nome de «empréstimo».

20- Privilégio Branco ser chamado de senhor em blitzes policiais, enquanto o negro é sempre visto como ameaça e marginal.

FONTE: Traduzido e adaptado por Max Laureano a partir do texto de Michael Blackmon,» 17 Harrowing examples of White Privillege«.

*Trayvon Martin: adolescente americano, assassinado por um vigia branco, que afirmou ter atirado ao confundir o capuz que Trayvon vestia com um turbante.

http://www.diarioliberdade.org/artigos-em-destaque/413-antifascismo-e-anti-racismo/43101-20-exemplos-deplor%C3%A1veis-de-privil%C3%A9gio-branco.html

NOTICIAS ANTICAPITALISTAS